Para que servem os topógrafos?

Já alguma vez encontrou uma equipa de pessoas na rua com “tripés” amarelos e a fazer medições? Então, provavelmente esbarrou com uma equipa de topógrafos. Embora seja uma profissão relativamente desconhecida, os topógrafos determinam vários dados que são essenciais, por exemplo, para a sismografia e para os engenheiros civis. Os topógrafos em Lisboa, a cidade das 7 colinas, têm um papel determinante no estudo dos terrenos para construção.

O que faz um topógrafo?

Topografia é a junção das palavras “topos” (lugar/região) e graphein (“descrever”). Então, podemos dizer que a topografia “descreve lugares” – isto é, estuda todos os acidentes geográficos. Os topógrafos conseguem determinar com exactidão as medidas de área e perímetro, a cota, a orientação do terreno, as variações do relevo, entre outros. Depois, representam todos estes dados em cartas (ou plantas) topográficas. Geralmente, as cartas topográficas também incluem as particularidades da área, como as construções já existentes, os rios, a vegetação, as rodovias e as ferrovias.

Posto isto, é fácil de perceber porque é que a topografia é essencial para a construção civil. Sem conhecer as variações do terreno, é impossível prepará-lo para uma nova construção nivelada e segura. Além disso, é imprescindível ter medições exactas de coisas como a elevação, a direcção e a área do terreno! Em cidades como Lisboa, com um relevo particularmente acidentado e com um historial de perturbações sísmicas, é normal que as cartas topográficas sejam requisitadas com frequência.

Como não é comum precisar de serviços de topografia, dificilmente os seus amigos lhe conseguirão recomendar alguém. Talvez nem saiba como começar a procurar. Mas se está à procura de topógrafos em Lisboa para ter mais informações sobre um terreno, procure prestadores de serviços online. Na Fixando pode procurar topógrafos em Lisboa a partir de um código postal e recebe até 5 orçamentos gratuitos. Depois de receber o orçamento, pode verificar o perfil do profissional em questão e entrar em contacto por mensagem, email ou telemóvel.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s