Vou construir uma casa: preciso de demarcar terreno

 

Construir uma casa pode ser um processo frustrante – isto porque, até que tenha a sua casa pronta, podem passar-se anos. Antes de começar a construir ou a projectar o que quer que seja, ainda precisa de encontrar o terreno, demarcar o terreno e conseguir todas as licenças de construção da Câmara Municipal. Hoje vamos focar-nos na demarcação e como os topógrafos em Coimbra podem ajudá-lo.

Para que serve a topografia?

Quando se trata de construção civil, o principal objectivo da topografia é medir a área e o perímetro do terreno, assim como os volumes. Como se trata de uma cidade com relevo acidentado, os topógrafos em Coimbra também medem a cota, as variações no terreno e outras particularidades que possam afectar a construção do prédio ou da moradia. Depois, estas informações são convertidas em cartas topográficas. Hoje em dia, podem ser apresentados em 2D ou 3D.

Como demarcar um terreno?

Se precisa de dividir um terreno, há várias formas para o fazer no registo predial. A primeira opção é fazer um destaque (dividir o terreno em dois). No entanto, deve ter em atenção que isto só se pode fazer de 10 em 10 anos, o que significa que se o terreno foi dividido há menos tempo… terá que esperar. Já dividir o terreno em mais parcelas (ou seja, fazer um loteamento), pode fazer-se a qualquer altura, mas acarreta os encargos com as infra-estruturas (estradas, ramais de luz e de telecomunicações, etc).

Portanto, também aqui um topógrafo o pode ajudar. Os topógrafos conseguem determinar as infra-estruturas que existem na área e a que distância, bem como medir e projectar onde terá que intervir em cada lote. No entanto, também pode acordar na escritura que o terreno deve ser entregue vedado, o que significa que o levantamento planimétrico fica a cargo do proprietário original.

Caso procure topógrafos em Coimbra, sugerimos que comece por procurar online. Na Fixando obtém até 5 orçamentos gratuitamente em pouco tempo. Depois, é só analisar o perfil de cada profissional, o orçamento e as críticas de clientes anteriores para decidir qual é o mais indicado para si. Com as plataformas de contratação de serviços construir uma casa é muito mais simples (e económico!).

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s