Preparação mental para um casamento

A preparação mental para um casamento em 2020 é algo muito diferente daquilo por que passaram a maior parte dos nossos pais e avós. Nos dias que correm, a maior parte dos casais já vive na mesma casa antes de casar, já tem uma conta bancária em comum, já falaram de crianças, e, por último mas não menos importante, já discutiram em profundidade o casamento. 

Se há umas décadas atrás, quando a questão religiosa era mais determinante, as pessoas namoravam uma ou duas vezes antes de conhecer “aquele/a com que iam ficar para o resto da vida”, hoje em dia o número médio de namoros não cabem numa só mão. Para chegar à fase de casamento, o seu parceiro ou parceira passou por uma corrida de obstáculo em que fez frente a vários concorrentes e venceu.

Tudo isto para dizer que, em princípio, a questão da compatibilidade já foi apurada e você já sabe que o casamento tem pés para andar. Por outras palavras, não há aqui surpresas para ninguém! O século XXI é pragmático e que ninguém se esqueça disso!

No entanto, isto não significa que não haja uma preparação mental importante. As frases “sou casada/o”, “este é o meu marido” ou “esta é a minha esposa” ainda têm muito peso e influência na sociedade. Estas frases mudam a forma como a sociedade vê as pessoas e também a forma como as pessoas se vêem a elas próprias. 

A pessoa que escolhe para casar acaba por ser uma reflexão da pessoa que é, dos seus próprios valores e interesses. Por isso, antes de se casar, questione profundamente se a pessoa que está a escolher para chamar “marido” ou “esposa” é alguém de quem se orgulha e que reflete os seus valores. A partir do momento em que disser “sim” ou assinar o seu nome, serão uma unidade e terá de passar a dizer “nós” em vez de “eu”. Está preparado/a para tal?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s