Os tipos mais comuns de tintas para casa: vantagens e desvantagens de cada tipo

Se quer pintar a sua casa, talvez tenha ficado surpreendido com a quantidade de tintas diferentes disponíveis no mercado. Mas quais são as melhores tintas para casa? Quais são as vantagens e as desvantagens das tintas mais comuns para pintar a casa?

Diferentes tipos de tintas

Há vários tipos de tintas: acrílicas e metacrílicas; alquídicas e oleosas; betuminosas; de borracha; epoxi; nitrocelulósicas; de poliéster e poliuretano; de silicatos; de silicone e tintas vinílicas. E ainda faltam algumas, acredita?

Mais do que o tipo de tinta, é importante perceber a diferença entre tintas de base aquosa e tintas de base solvente. As tintas de base aquosa diluem-se em água, enquanto as tintas de base solvente (como as tintas sintéticas, epoxi e poliuretano) usam diluentes apropriadas. 

Se procurar em grandes lojas de bricolage, vai encontrar tintas apropriadas para paredes, metais, madeiras, chão, terraços e coberturas, tílias, piscinas, decks, etc. Se quer simplificar a sua pesquisa, estas são boas indicações. 

Quais são as melhores tintas para interiores?

As tintas mais indicada para interiores são de base aquosa vinílica. Também pode usar base aquosa acrílica, que serve tanto para exteriores como interiores (imagine que quer pintar também a parte exterior da varanda, por exemplo). Estas são as vantagens das tintas de base aquosa:

  • as tintas de base aquosa são fáceis de aplicar;
  • secam com rapidez, o que é prático entre demãos
  • resistem ao tempo e têm uma excelente durabilidade;
  • libertam menos vapores do que outras tintas;
  • estão disponíveis numa grande quantidade de acabamentos.

E têm alguma desvantagem? Claro. As tintas com base de água têm solventes voláteis, que se evaporam quando se aplicam e podem durar até 8 dias mesmo depois de secar. Por isso, deve abrir as portas e as janelas para ventilar bem a casa depois de pintar. Ainda assim, têm menos solventes do que as alternativas! 

Se não sabe qual é a melhor tinta para pintar o interior de sua casa nem conhece as principais técnicas de pintura, não invente. Encontre aqui pintores de casas em Lisboa e pintores de casas no Porto para que a pintura dure muitos e muitos anos!  

Advertisement

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s